Avocado: fruta ou superfood?

O avocado é o irmão menor do abacate, com uma casca mais escura e um pouquinho mais áspera. Mas as diferenças não estão só na aparência: o avocado possui menos calorias do que o abacate e mais nutrientes. Há quem diga que o sabor deles é igual, mas pra mim tem uma leve diferença que faz com que eu prefira o avocado para a maioria das receitas, principalmente para as salgadas.

Photo by Glen Carrie on Unsplash Photo by Glen Carrie on Unsplash

Até pouco tempo se acreditava que o avocado não era uma comida tão saudável, pois possui uma grande quantidade de gorduras. Era até desaconselhado em muitas dietas. Recentemente essa fruta foi colocada na lista de superfoods por diversos médicos e nutricionistas, principalmente pela quantidade de gorduras saudáveis que oferece, além de antioxidantes, vitaminas e minerais.

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O avocado tem sido cada vez mais utilizado em comidas veganas como um ótimo substituto do leite e seus derivados (creme de leite, leite condensado, queijos cremosos, etc.) e de gorduras (manteiga, margarina, óleo). Além de ser o principal ingrediente do famoso guacamole, o seu sabor e textura suaves e a consistência cremosa fazem desta fruta um ingrediente fantástico para muitas outras receitas como: maionese vegana, brownies e bolos, mousses doces e salgados, molhos para saladas, molhos para massa, etc.

As gorduras monoinsaturadas presentes no avocado demonstraram efetividade na regulação dos níveis de açúcar do sangue. Já as vitaminas A, E e K são essenciais para diversas funções metabólicas do nosso organismo e, em conjunto com minerais como magnésio e zinco, influenciam diretamente elementos metabólicos, como o CO2 e o hormônio da tireóide.

As vitaminas B e C, por não serem armazenadas no nosso organismo, precisam ser ingeridas regularmente. O avocado é umas das principais fontes de vitamina C e B, outro motivo para a fruta também ser uma superfood. Por último, avocados são uma fonte de fibras, antioxidantes naturais e fitonutrientes com propriedades antiinflamatórias.


A metade de uma avocado médio (aprox. 70g) possui*:

  • Calorias: 113 kcal
  • Fibras alimentares: 4,6g
  • Açúcares: 0,2g
  • Gorduras: 10g
  • Minerais:
    • Vitamina K: 14mg (19%**)
    • Folato: 60mg (15%**)
    • Vitamina C: 6mg (12%**)
    • Potássio: 340mg (10%**)
    • Vitamina B6: 0,4mg (9%**)
    • Vitamina E: 1,3mg (7%**)
    • Magnésio: 20mg (6%**)

*Referência: USDA (United States Department of Agriculture).

**% dário recomendado com base em uma deita de 2000 kcal para um adulto.


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