Lentilha: fonte de proteína vegetal e minerais

A lentilha é uma ótima substituta para a carne vermelha, principalmente a moída. Além de ser muito versátil em termos de sabor, é uma super food, com alto nível nutricional.

lentilha_proteina_vegana
Photo by Gaelle Marcel on Unsplash

Eu costumo utilizar lentilhas para fazer bolo de carne vegetariano, molho bolonhesa vegano, recheios para tortas, molhos para massas e em combinação com arroz. Claro que também existem muitas opções de sopas e cremes!

A cozinha vegetariana e vegana utiliza muito esse ingrediente pois contém uma ótima quantidade de proteína e ferro, nutrientes geralmente (e erroneamente) atribuídos somente às carnes.

A alta quantidade de fibras alimentares auxilia na sensação de saciedade e num melhor funcionamento do sistema digestivo. As fibras insolúveis auxiliam no correto funcionamento do intestino, principalmente em combinação com baixos níveis de gordura e açúcares- mas levando em conta que sempre é necessário beber muita água para ter qualquer desse benefícios!

As proteínas encontradas nas lentilhas são elementos fundamentais na criação de todos os nossos tecidos (não somente músculos!) e sua regeneração. Os minerais, também em alta quantidade, são importantes tanto para a construção desses novos tecidos quanto para melhorar a imunidade.

Lentilhas são um poderoso ingredientes que deve estar presente na dieta. Veja abaixo as receitas relacionadas e adicione mais lentilha na sua refeição!


Uma xícara de lentilhas cozidas possui*:

  • Calorias: 230
  • Proteínas: 18g
  • Fibras alimentares: 15g
  • Açúcares: 3,5g
  • Gorduras: Menos de 1g
  • Minerais:
    • Folato: 360mg (90%**)
    • Zinco: 2,5mg (17%**)
    • Vitamina B5: 1,3mg (13%**)
    • Vitamina B6: 0,4mg (18%**)
    • Magnésio: 71mg (18%**)
    • Potássio: 730mg (21%**)
    • Tiamina: 0,5mg (22%**)
    • Fósforo: 350mg (36%**)
    • Ferro: 6,6mg (37%**)
    • Manganês: 1mg (49%**)

*Referência: USDA (United States Department of Agriculture). Considerando a média entre diferentes tipos de lentilhas.

**% dário recomendado com base em uma deita de 2000 kcal para um adulto.


Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: