“Chili sin carne” rápido

O chili é uma das receitas mexicanas mais famosas. A versão original leva normalmente carne, pimentões, feijão preto ou vermelho, milho e muito chili! O chili vegano ou vegetariano – muitas vezes conhecido como chili sin carne – pode levar proteína de soja no lugar da carne ou ser feito somente com o restante dos ingredientes. Fica ótimo também!

Nessa versão super rápida que apresento abaixo, com todos os ingredientes cozidos na mesma panela (ou receita tipo one pot , em inglês), eu não uso nenhum substituto para a carne. Resolvi deixar somente os vegetais e temperos e ainda adicionei uma batatinha que tinha extra aqui em casa.

Essa receita é ótima também para reaproveitar sobras de comida. Se sobrou feijão do almoço ou do dia anterior e você quer dar um novo sabor ao prato, é só usar esse feijão para fazer o chili. O milho cozido que também sobrou pode ser transformado em um novo prato, e essa é uma ótima opção 🙂

Photo by Baehaki Hariri on Unsplash

O único ingrediente importante do chili que eu não uso é o pimentão. Há pouco tempo descobri que tenho alergia, então esse ingredientes está sempre fora das minhas receitas, mas eu sempre deixo a recomendação de uso para quem gosta. Eu fico feliz que não tenho nenhum problema com as pimentas, pois essas sim não podem faltar no chili. Se você não gosta de comida apimentada, pode usar pimentas mais fracas do que a malagueta (que eu usei), como a biquinho. Nesse infográfico tem uma escala bem legal com vários tipos de pimenta a escolher.

Como eu falei antes, os temperos são também bastante importantes pra esse prato. Na versão abaixo eu usei sal, páprica doce, pimentas cayenne e tabasco, cominho e bastante alho. O chili pode ser servido sozinho ou com arroz branco. Segue a receita.


Ingredientes:

  • 300g de batatas descascadas e cortadas em cubos pequenos
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 lata de feijão preto, marrom ou vermelho
  • 1 xic de milho cozido ou 1 lata
  • 2 dentes de alho amassados ou picados
  • 1/2 cc cominho
  • 1/2 cc páprica doce
  • sal e pimentas a gosto (eu usei cayenne e tabasco)
  • pimentões a gosto, de todas as cores – a maioria das receitas sugere 1 xic de pimentões como medida
  • salsinha picada para servir

Preparo:

  1. Fritar levemente o alho em um pouco de azeite junto com as pimentas, a páprica doce e o cominho. Se você for usar pimentões na receita, pode adicioná-los com o alho e deixar fritar até que fiquem macios.
  2. Adicionar as batatas e os tomates pelados. Deixar cozinhar por 10 minutos ou até as batatas ficarem macias (se precisar, adicione um pouco de água).
  3. Adicionar o feijão e o milho e cozinhar por mais 5 minutos.
  4. Adicionar o sal e servir com salsinha picada por cima.

Dicas:

Você pode adicionar 1/2 xic de cerveja escura para cozinhar as batatas, junto com os tomates – dá um sabor bastante especial à receita!

Outra opção para servir, além de puro ou com arroz, é com tortillas tipo nacho: coloque as tortillas em uma assadeira e despeje o chili por cima. Adicione queijo (vegano ou não) e deixe por mais 10 minutos no forno. Coloque salsinha picada por cima e está pronto!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: