Levedura nutricional: o segredo dos queijos veganos

A levedura nutricional (nutritional yeast, em inglês) é um ingrediente bastante usado na culinária vegana, pois é o que dá o gosto de queijo em muitas receitas e molhos. Com essa levedura são feitas as mais variadas versões de queijos, molhos de queijo – como o famoso americano mac and cheese, cremes e sopas e em inúmeras outras receitas veganas.

2fec3-levedura

Mas essa levedura é muito mais do que somente um gostinho de queijo: é também considerada uma superfood porque oferece um alto valor nutricional e quase nada de calorias, gorduras e carboidratos. É uma fonte muito rica de vitaminas do complexo B, folatos, tiamina, riboflavina, selenio, zinco… Além disso possui baixo sódio, é gluten-free e não contém açúcares ou conservantes adicionados.

Normalmente vegetarianos e veganos se preocupam com as fontes de vitamina B nas suas dietas – então aqui está uma delas! A levedura nutricional também tem uma boa quantidade de proteína: 1/4 de xícara oferece 9g.

Essa combinação de vitaminas e minerais ajuda a fortalecer o nosso sistema imune, possui propriedades antivirais e antibacterianas, e melhora a flora intestinal, com alguns estudos mostrando resultados benéficos para quem sofre de intolerância à lactose.

*Essa forma de levedura está inativa, ou seja, não serve para assar pães e bolos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: