Torta Inglesa Vegana (Vegan Shepherd’s pie)

Nesse post eu apresento esse delicioso clássico da culinária inglesa – a Torta Inglesa (ou Torta de Carne Inglesa), porém em uma versão sem carne, totalmente vegana 🙂

A Shepherd’s Pie é um prato bastante popular, pois é barato e bem fácil de fazer. A receita original é recheada com carne de cordeiro moída ou em pedaços e coberta com pure de batatas. O nome correto para a versão mais popular, com carne de gado, é Cottage Pie, mas esse nome acaba nem sendo muito utilizado.

No Brasil, nós temos o Escondidinho, bastante similar à receita inglesa, mas com produtos mais típicops nossos, como recheios com frutos do mar e cobertura com pure de mandioca – que é uma delícia!

As versões veganas ou vegetarianas podem ser feitas com recheio a base de soja, lentilhas ou somente com vegetais. A minha receita favorita é a Torta Inglesa vegana com recheio de lentilhas, que eu ensino abaixo.

Lentilhas de qualquer tipo são uma ótima alternativa para a carne, principalmente para pratos que levam carne moída. São muito nutritivas, versáteis e combinam com diferentes tipos de molhos e acompanhamentos, por isso muito utilizadas em receitas vegetarianas e veganas. No post sobre o poder da lentilha eu explico um pouco mais porque sou super fã desse ingrediente e as informações nutricionais.

Eu testei várias receitas e acabei criando a minha versão, com os temperos que mais gosto, como o alecrim, o tomilho e o louro. Nessa receita de torta inglesa vegana eu usei um pure feito com batatas e pastinacas (também, conhecidas como cenoura branca). A pastinaca deixa um sabor suavemente adocicado ao pure, o que contrasta muito bem com o recheio de lentilha. Se você não tiver pastinaca, não tem problema: você pode usar somente um tipo de batata, uma combinação de diferentes tipos de batata (baroa, batata doce…) ou até mesmo um pure de mandioca – o que deixa a receita ainda mais parecida com um escondidinho.


INGREDIENTES:

  • 4 xícaras de batatas descascadas e cortadas em cubos
  • 6 pastinacas descascadas e cortadas em rodelas
  • 1/2 xícaras de leite vegetal (eu prefiro o de amendoas)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 CS de azeite de oliva
  • 1 cebola grande picada
  • 2-3 dentes de alho amassados
  • 2 cenouras grandes cortadas em cubos
  • 2 talos de aipo, também cortados em cubos
  • 1 1/2 xícaras de lentilhas (verdes ou marrons)
  • 2 xícaras de caldo de legumes
  • 1/3 xícara de vinho tinto
  • 1 cc de alecrim fresco picado (pode usar o seco também)
  • 1 folha de louro
  • 1 cc de cominho em pó
  • 1/2 cc de tomilho fresco ou seco

PREPARO:

    1. Pre-aqueça o forno a 200C.
    2. Coloque as batatas e as pastinacas para cozinhar em água quente com um pouco de sal.
    3. Enquanto isso, coloque a lentilha para cozinhar com 1 xic. do caldo de legumes, 2 xic. de água, a folha de louro e um pouco de sal. Se for preciso, adicione mais água, aos poucos, até que a lentilha esteja cozida (aprox. 20-25 min).
    4. Assim que as batatas e pastinacas estiverem cozidas (depois de uns 15 ou 20 minutos), retire a água e amasse. Adicione o leite vegetal, 2 CS do azeite e sal e pimenta a gosto. Se precisar de mais leite, adicione aos poucos até ficar um pure não muito líquido. Reserve.
    5. Adicione 2 CS do azeite em uma panela e frite a cebola até ficar transparente.
    6. Adicione o alho, o aipo, a cenoura, o cominho e o vinho. Deixe o álcool evaporar (2-3 minutos) e adicione 1/2 xic. do caldo de legumes. Cozinhe até a cenoura ficar macia (mais uns 5 minutos).
    7. Adicione a lentilha já cozida à panela. Adicione o alecrim e o tomilho e cozinhe por mais 2-3 minutos ou até o líquido evaporar (ele deve ficar molhadinho, mas não muito aguado). Se estiver ficand ressecado, adicione um pouco mais do caldo. Se for necessário, adicione mais sal e pimenta do reino.
    8. Para a montagem, coloque o recheio em uma forma/assadeira e cubra com o pure. Você pode colocar raminhos de alecrim ou tomilho por cima. Asse por 15-20 minutos ou até o pure ficar douradinho.
    9. E é só servir!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: