Tâmara: o adoçante natural mais saudável

O açúcar processado (ou refinado) já é está há bastante tempo na lista dos alimentos que devem ser evitados para se ter uma dieta saudável. A maioria de produtos com esse tipo de açúcar (categoria onde entram também muitos tipos de xaropes) somente adciona o sabor doce e calorias aos pratos – quase nada de vitaminas, minerais, fibras e outros componentes importantes para uma dieta saudável.

As melhores alternativas para esses vilões são os chamados adoçantes naturais. Muitos deles possuem açúcares e carboidratos, mas também vitaminas e muita fibra, sendo saudáveis fontes de energia e ainda assim docinhos 🙂

xarope do bordo maple syrup
Photo by Sonja Langford on Unsplash

O susbstituto mais conhecido é o mel de abelhas, bastante usado em chás, por exemplo. Eu deixei de usar mel pois não é um produto vegano. Outra opção, bastante usada na culinária vegana, é o xarope do bordo (maple syrup). Esse xarope já é há muito tempo pesquisado, pois contém mais de 20 tipos diferentes de antioxidantes¹, importantes contra processos inflamatórios e algumas doenças crônicas². Eu uso bastante esse ingredientes em pancakes e até mesmo em algumas receitas de bolos e tortas veganas, mas não é tão doce quanto o açúcar normal.

A minha opção preferida – que fui conhecer somente há pouco tempo – é a tâmara (medjool date). Seja para qualquer receita – inclusive para fazer doce de leite vegano ♥ – ou para comer pura, quando bate aquele desejo por um doce, essa fruta não tem comparação. Tanto a fruta seca quanto a fresca tem um sabor de caramelo e derretem na boca – se você não conhece ainda, eu sugiro adicionar esse item imediatamente a sua lista de compras.

tamaras substituto acucar
Photo by Rachael Gorjestani on Unsplash

As tâmaras são ricas em fibras alimentares, potássio e outras vitaminas. Os benefícios e indicações para o consumo de tâmaras é uma lista grande:

  • Alimentos com alta quantidade de fibras são armas importantes contra o colesterol alto, pois têm a capacidade de diminuir o LDL (tipo “ruim” de colesterol)³.
  • Fibras também são eficazes contra constipação, auxiliando no bom funcionamento do intestino.
  • São um ótimo petisco para quem faz esportes! As tâmaras possuem altas quantidades de açúcares naturais, como frutose, glucose e sacarose, que são facilmente processados pelo nosso organismo para a rápida produção de energia. Desde que eu comecei a correr, eu tenho sempre comido uma ou duas tâmaras antes de uma corrida longa ou competição – é a melhor (e mais natural) opção para shakes, barrinhas de energias, etc.
  • Estudos mostram a capacidade dessa fruta em diminuir a quantidade de triglicerídios no sangue (lembrando que alta quantidade de triglicerídios aumento o risco de ataques cardíacos).
  • Tâmaras são ricas em cálcio (!) e fósforo que, combinados, são importantes minerais para a formação e manutenção de ossos e dentes. O fósforo é também necessário para o reparo de todos os tipos de células e tecidos, para a produção de material genético (DNA, RNA) e para o uso da vitamina D e outros minerais, como o magnésio e zinco, pelo nosso organismo.

100g de tâmaras possuem*:

  • Calorias: 277 kcal
  • Fibras alimentares: 6,7g
  • Açúcares: 66,5g
  • Gorduras: 0,15g
  • Minerais:
    • Potássio: 696mg (20%**)
    • Magnésio: 54mg (13,5%**)
    • Vitamina B6: 0,25mg (12,5%**)
    • Cálcio: 64mg (6,4%**)
    • Fósforo: 62mg (6,2%**)
    • Niacina: 1,6mg (8%**)
    • Zinco: 0,44mg (2,9%**)
    • Vitamina A: 149 IU (3%**)
    • Tiamina: 0,05mg (3,3%**)
    • Riboflavina: 0,06mg (3,5%**)
*Referência: USDA (United States Department of Agriculture).
**% dário recomendado com base em uma deita de 2000 kcal para um adulto.

 

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