Mujaddara: o arroz com lentilhas árabe

Eu amo a culinária do Oriente Médio e norte da África! É rica em grãos, como a lentilha, diferentes tipos de feijões e o meu amado grão-de-bico 😍.

O prato Mujaddara é um dos mais famosos da cozinha árabe. É super fácil de fazer e bem barato, pois leva arroz, lentilhas e cebola caramelizada. Quase uma vez por semana eu preparo isso como jantar 🙂 Não é uma prato fancy, mas é muito saboroso – isso eu garanto!

Fatos sobre o Mujaddara:

  • Mujaddara significa em português algo como pintas ou manchas, pois a mistura das lentilhas e arroz dá essa impressão.
  • Em muitos países do Oriente Médio é conhecido mais como “comida de camponês” pois, por não levar carne, era mais acessível para os trabalhadores mais pobres do campo.
  • É um prato tão importante que existe até o ditado popular: “Um homem com fome venderia a alma por um prato de Mujaddara”.
  • Está no Velho Testamento1: Jacob compra de Esaú o direito de ser o filho mais velho com um prato de Mujaddara. Essa história está relacionada com o ditado acima (talvez tenha sido a origem do ditado…) e com a expressão em inglês “mess of pottage”, algo que é muito atrativo à primeira vista, mas traz problemas no futuro.
  • Cristãos árabes costumam comer Mujaddara durante a Quaresma e o prato também é bastante conhecido dos judeus da região.

Como já comentei, a receita é bastante simples com poucos temperos adicionados – nessa receita eu uso somente cominho e uma folha de louro para cozinhar a lentilha. A folha de louro é minha adaptação à receita, porque eu acho que combina muito bem com lentilhas, mas se você quiser seguir a receita tradicional, pode deixar ela de lado.


Ingredientes:

  • 2-3 cebolas grandes cortadas em tiras não muito finas
  • 1 cebola cortada em cubos (não muito pequenos)
  • 1 xic de lentilhas marrons
  • 1 xic de arroz (eu usei o parboilizado)
  • 1 folha de louro
  • água em quantidade para cozinhar o arroz e a lentilha
  • 1 cc de cominho em pó
  • 1 cc de coentro em pó (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • coentro fresco para servir (opcional)

Preparo:

  1. Comece adicionando as cebolas a uma frigideira com 1-2 CS de óleo vegetal e deixe fritar em fogo bem baixo para caramelizar. Mexa de vez em quando para não queimar.
  2. Enquanto a cebola carameliza, coloque a lentilha para cozinhar em 2 xic de água (fria), junto com a folha de louro. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 10-12 minutos – a lentilha tem que ficar durinha. Retire a folha de louro e reserve.
  3. Em uma outra panela, frite a cebola em cubos em óleo ou azeite (1 CS) junto com o coentro e o cominho, até ficar bem dourada.
  4. Adicione 2 xic de água e, depois de ferver, adicione o arroz e a lentilha parcialmente cozida. Adicione sal e pimenta a gosto.
  5. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada (ou semi tampada), até o arroz ficar macio (mais ou menos 15-20 minutos).
  6. Retire do fogo e sirva com a cebola caramelizada por cima. Opcional adicionar coentro fresco também por cima.

Dicas:

Usar uma panela de ferro para preparar esse prato dá um outro sabor à receita!

Você pode adicionar outros temperos para variar a receita, como alho, curry e/ou páprica doce.

O prato pode ser servido com iogurte (vegetal ou não) misturado com 1-2 CS de suco de limão, menta picada e sal e pimenta a gosto.

Na foto acima, eu servi com uma salada de beterraba e manga a estilo caprese. Para o molho da salada eu usei uma mistura de azeite de olivas, vinagre balsâmico e salsinha.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: