Manteiga de amendoim caseira, 100% amendoim

A manteiga de amendoim (ou pasta de amendoim) é a minha opção número um para comer com pão! Quando feita em casa, sem adicionar açúcar e gorduras, é super saudável.

O amendoim é uma ótima fonte de proteína vegetal, importante não só para quem faz esportes, mas para todos, pois as proteínas são necessárias para a fabricação e manutenção de todos os tecidos e células do nosso corpo. Além disso, o amendoim é fonte de fibras e gorduras saudáveis, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Na receita abaixo ou apresento a opção básica de manteiga de amendoim – e super fácil! Nas dicas, algumas opções para quem quer mais doce. Todas as opções são sem gordura extra porque não é necessário – o amendoim por si só já libera gordura, que deixa a receita na consistência que você preferir.

Além do amendoim, que é o ingrediente principal, é preciso usar um processador de alimentos potente (o meu tem 850W) para formar a pasta. É um equipamento não muito barato, mas um investimento: eu uso o meu processador mais de uma vez por semana!


Ingredientes:

  • 500g de amendoim sem casca e sem sal
  • sal
  • 1-2 CS de melado ou xarope do bordo (opcional; também pode-se usar mel)

Preparo:

  1. Coloque o amendoim em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180C por 10 minutos. Esse passo é importante: com o aquecimento o amendoim solta um pouco de gordura e fica, assim, mais fácil de processar. Cuidado para não torrar!
  2. Colocar o amendoim ainda quente no processador, adicionar uma pitada de sal e o melado ou xarope.
  3. Processar na potência alta por mais ou menos 10 minutos, até ficar na consistência desejada.
    1. No início, o amendoim forma uma farinha, que vai se integrando aos poucos até formar a pasta.
    2. Enquanto estiver ainda como uma farinha, você pode parar e raspar as laterais da tigela do processador para incorporar todo o amendoim. Depois que já começou a virar uma pasta, é melhor não parar o equipamento para não perder a consistência.
    3. Tem que ter um pouco de paciência, mas depois de uns 8 minutos a pasta é formada e, quanto mais você processar, mais líquido vai ficar.
  4. Coloque em um pote de vidro sem tampar até a manteiga estar bem fria.

Dicas:

Você pode separar um pouco do farelo de amendoim do início do processo e misturar à manteiga quando pronta. O resultado é uma manteiga de amendoim mais crocante, com pedacinhos, que é uma delícia!

Eu sempre consumi minha manteiga de amendoim caseira em no máximo uns 10 dias, mantendo fora da geladeira, mas em um lugar não muito quente e mais arejado.

Se você não come tanta manteiga de amendoim quanto eu, pode diminuir a quantidade de amendoim para 300g, mas menos do que isso vai ficar difícil de processar (pode demorar bem mais para formar a pasta e isso pode esquentar o processador e eventualmente queimá-lo…).

Não é possível fazer no liquidificador comum – eu já tentei e quase queimei o meu. O liquidificador normalmente não tem força suficiente para triturar o amendoim 😦


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: