Granola caseira extra crocante

A granola é uma ótima opção de café da manhã por ser muito nutritiva e rápida de preparar – é só adicionar o leite, frutas e está pronto! E fazer ela em casa é mais fácil do que você imagina, e pode ser bem mais barato também.

A receita abaixo é mais saudável do que comprar a granola pronta, pois não leva açúcar refinado e tem uma ótima proporção entre a aveia, os frutos secos e sementes e as frutas secas. Além disso, ela é super crocante!

Como eu adoro todos os tipos de frutos secos, eu adicionei 4 tipos diferentes nessa receita: nozes, castanhas de caju, amêndoas e avelãs. Misturar os tipos deixa não só a receita com mais variedade de nutrientes como mais barata, pois você pode colocar maior quantidade dos frutos secos mais baratos e um pouquinho dos mais caros.

Além dos frutos secos, eu coloco sempre algumas sementes como a de girassol e de abóbora, que possuem proteínas, muitas vitaminas e gorduras saudáveis. Pistache também é uma boa opção de semente (ou será um fruto seco?) para ser adicionada.

Frutos secos e sementes para incrementa a granola

Para adicionar mais proteína, você pode usar amendoim com o restante dos frutos secos e um pouco de proteína de soja na quantidade dos flocos de aveia. Eu não aconselho adicionar muito porque pode ficar com um gosto forte de soja, e nem todo mundo gosta.

As quantidades abaixo vão render entre 6-10 porções.


Ingredientes:

  • 2 xic de flocos de aveia
  • 1/4 xic de sementes de chia
  • 2 xic de uma mistura de frutos secos e sementes (eu usei castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, semente de girassol e de abóbora)
  • 1 xic de frutas secas (você pode usar o que tiver: maçã, banana, passas, figos, abacaxi… eu só recomendo tentar encontrar sem açúcar ou com menos açúcar possível para não ficar tão doce a granola)
  • 1/4 a 1/2 xic de xarope do bordo (maple syrup) ou outro xarope
  • 2 cc de canela em pó
  • 2 CS de óleo de coco (tem que estar líquido)
  • 1 e 1/2 CS de amido de tapioca

Preparo:

  1. Pre-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Picar os frutos secos de maneira grosseira (se preferir pode deixar inteiro). Se as frutas já não estiverem picadas, fazer o mesmo.
  3. Misturar a aveia, o amido, a chia e a canela em pó.
  4. Adicionar os frutos secos, sementes e frutas secas e misturar bem.
  5. Adicionar o óleo de coco líquido e o xarope e misture bem, para que tudo fique úmido de maneira homogênea.
  6. Coloque papel manteiga em um tabuleiro ou forma grande e despeje a mistura, apertando bem com as mãos para ficar firme – isso é o que ajuda a deixar mais crocante.
  7. Leve ao forno por 10 minutos.
  8. Espere esfriar e solte os grumos de granola com uma colher.
  9. Depois de bem frio, coloque num pote que fique bem fechado. Guarde em um local seco e fresco.

Dicas:

Você pode usar os frutos secos que tiver disponível: amendoim, castanha de caju, castanha do para, amêndoas, nozes, pecã, avelãs, etc. O mesmo vai para a s sementes e para as frutas secas.

Para uma opção mais fitness, aumentando a quantidade de proteínas da granola, você pode adicionar um pouco de farelo de soja ou proteína de soja na quantidade de aveia (por exemplo, se usar 1/2 xic de soja, use mais 1 xic e meia de aveia).

Se quiser, dá para usar melado no lugar do xarope do bordo. Nesse caso, sugiro não colocar mais do que 1/2 xic (pois é mais doce), misturar antes com o óleo de coco e só depois misturar aos outros ingredientes.

Eu como normalmente com leite de aveia ou de amêndoas e com frutas frescas picadinhas por cima. Como essa receita de granola já é adoçada, nem precisa mais açúcar ou qualquer adoçante.


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