Estrogonofe de grão de bico

Uma das versões de estrogonofe vegano que eu mais gosto é a com grão de bico. É super simples e rápida de fazer (ao descontar o tempo de molho e cozimento do grão de bico) e bem barata.

Nessa receita eu usei cogumelos shiitake secos. Você pode usar qualquer um, mas eu recomendo os frescos ops ecos, porque deixam a receita muito mais saborosa.

A quantidade da receita abaixo serve 4 pessoas. Cada porção tem aproximadamente 300kcal, 18g de proteína vegetal, 42g de carboidratos, 11g de fibras alimentares e 8g de gordura.

 


Ingredientes:

  • 1 CS de azeite de oliva
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xic de grão de bico cozido
  • 1/2 – 1 xic de caldo de legumes vegano
  • 4 CS de levedura nutricional
  • 2 CS de extrato de tomate
  • 1 CS de sementes de mostarda (opcional)
  • 1 CS de mostarda (opcional)
  • 2 xic de cogumelos fatiados (eu usei o shiitake seco)
  • 4 CS de um substituto vegano para o creme de leite
  • sal e pimenta a gosto
  • manjericão picado para servir

Preparo:

Se você não tem o grão de bico ainda cozido, comece por ele: deixe os grão de molho por 8h; escorra a água e leve para cozinhar na panela de pressão. Na minha panela, eu retiro do fogo depois que pegar pressão pra ficar no ponto al dente (não gosto muito mole), mas esse tempo de cozimento depende da panela sendo usada. Eu coloquei os utensílios de cozinha que uso aqui nesse link.

  1. Se você for usar cogumelos secos, primeiro deixe eles de molho em água por 10-15 minutos. Se for usar cogumelos frescos, primeiro refogue-os em um pouco de azeite e sal e reserve.
  2. Refogue a cebola e o alho no azeite, em fogo médio, até ficarem douradinhas. Adicione as sementes de mostarda (opcional) e refogue por mais 2-3 minutos.
  3. Adicione o extrato de tomate, 1/2 xic de caldo de legumes, a levedura e a mostarda (se for usar) e misture bem. A levedura já vai dar uma consistência cremosa a essa mistura, por isso não é preciso colocar muito de qualquer substituto de creme de leite vegano.
  4. Adicione o grão de bico cozido e, se precisar, um pouco mais do caldo de legumes (veja nas fotos acima a consistência que ficou o meu). Deixe cozinhar por 3 minutos.
  5. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar por mais 2-3 minutos (não deixe mais tempo para não desmanchar os cogumelos). Acerte com sal e pimenta.
  6. Desligue o fogo e adicione o substituto vegano do creme de leite: eu usei um pronto, feito a base de amêndoas, mas você pode usar o que tiver.
  7. Sirva com arroz e manjericão picado por cima.

Dicas:

Se você não tiver a levedura nutricional, você precisa aumentar a quantidade do creme de leite vegano que for utilizar e usar no máximo 1/2 xic de caldo de legumes. Opções caseiras:

  1. Misture 1/2 xic de farinha de aveia com 1 xic de água e deixe descansar por 1h. Bata a mistura no liquidificador por 1 minuto e coe. Vá misturando esse creme aos poucos ã receita, até o estrogonofe chegar na cremosidade desejada.
  2. Usar uma mistura de 1/2 xic de leite de amêndoas (ou aveia) com 1 CS de amido de milho. Adicione a mistura à receita e, se ficar muito grosso, adicione um pouco mais de caldo de legumes.

Eu sempre tento usar um caldo de legumes natural feito em casa, sem muito sal. Nesse vídeo do canal Tasty tem uma receita bem fácil para reaproveitar todos os restinhos de legumes e vegetais!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: